09 outubro 2011

O que há por trás da briga entre os irmãos?

Nem vou falar sobre a baixaria patrocinada pela rádio O Diário  nesse sábado (08), quando os irmãos Oliveira (o deputado e o vereador) resolveram lavar a roupa suja em público. O assunto foi mto bem divulgado e analisado pela rede de blogs independentes.

O meu destaque vai para a postagem desse domingo,  "A diferença entre briga e luta", do blogueiro Douglas da Mata.

Leiam:

   
A diferença entre briga e luta
(por Douglas da Mata - Blog Planície Lamacenta)

Você ouviu alguma briga renhida em rádio ou nos jornais, ou ainda, nos blogs de coleira, sobre algum tema do Orçamento Público?

Você ouviu dizer que houve um quebra-pau, onde integrantes do governo disputassem a melhor proposta para tornar nossa Educação digna de uma cidade soterrada por bilhões de reais?

Caro eleitor, teve notícia de alguma confusão que questionasse o valor constrangedor dos itens licitados pela pmcg, desde latas de leite, até manutenção de praças ou contratação de obras desnecessárias e supérfluas?

Desde quando os irmãos brigaram pela transparência no uso dos recursos públicos, na publicização dos gastos de propaganda?

Houve alguma querela para decidir qual seria o melhor modelo de gestão, afastando a terceirização e desmontando a escandalosa utilização desses empregos como moeda de troca eleitoral?

Alguém brigou pelo fim do escabroso loteamento das escolas públicas, dirigidas por cabos eleitorais, reféns dos senhores feudais, os vereadores?

Cadê a indignação pelo péssimo serviço público de saúde, pelas mortes por dengue(que mais uma vez ameaça-nos), pela coleta de lixo mais cara e ineficiente do país?

Alguma rádio veiculou algum debate sobre os milhões de reais que encharcaram as empresas de ônibus, enquanto o serviço de transporte público se arrasta pelas ruas como carroças? E as fraudes do setor, quem berrou e mandou parar?

Pois é, você nunca ouviria uma briga por tais motivos, porque briga é uma coisa mesquinha, menor, desclassificada, privada, particular.
 

O que legitima os embates, e os tornam justas lutas é o alcance dos interesses que os motivam.

Antes que alguns embarquem na canoa furada de enxergar algozes e vítimas, é bom que se diga, não os há: São todos cavacos do mesmo pau, unidos por laços de sangue e por crenças políticas de que a coisa pública lhes serve como esteio privado.

A briga, é justamente por isso: Quem fica com a maior parte do butim.


É só um ruído na hora do "acerto".


Ainda que separados, continuarão a brigar pelas mesmas coisas, onde é lógico, não estarão incluídos o interesse e bem estar públicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Seu blog tem esse nome, deve ser para apurar a verdade dos fatos ou estou enganado?
Então vou fazer uma pergunta que não calar: O que há de fato por trás da briga? gostaria de saber a verdade.
Foi pra valer? ou tudo não passou de um expediente teatral objetivando chegar a um determinado fim?
Em se tratando de política, nada é improvável. Ou estou equivocado?
Aguardo a verdade, acima do fato exposto.