31 julho 2011

Blog pra ter credibilidade tem de ser ético, antes de tudo


Vai parecer implicância, e é mesmo. Mas tem explicação: se tem uma coisa que não topo é qdo tentam me passar recibo de otário.  Leio que um blog da cidade (o BZzzzzzzz)  "festeja" a  marca de mais "400 mil acessos" em apenas cinco meses de criação.  Fui mais legal ainda. Fiz as contas com base em seis meses.  Ao dividirmos o número total de visitas (400.000) por 181 dias (6 meses),  encontramos uma média de 2.210 leitores por dia (incluindo os sábados, domingos e feriadões, apesar de sabermos que o movimento de leitores nesses períodos é bem menor em relação aos dias úteis).

Nem os blogs mais conceituados e respeitados dessa cidade conseguiram atingir 400 mil acessos em tempo recorde.

Vou citar como exemplos alguns blogs locais (gostaria de citar todos, mas como ia ser demorado fazer o levantamento, optei por citar três). Vou começar pelo do professor Roberto Moraes, um dos pioneiros na cidade e de grande credibilidade, no ar desde 2004.  Nesta postagem feita em 2008 (ou seja, 4 anos depois de estrear na blogosfera),  Roberto Moraes comemora o número de 500 mil acessos ao seu espaço virtual. Um ano antes (2007) ele havia alcançado apenas 95 mil acessos.

Outro blog bastante lido, o Estou Procurando o que fazer, registrou seus 565 mil acessos quando completou dois anos no ar (leia a nota aqui).

O Blog João do Microfone, que retornou em abril de 2010 (não me recordo da primeira passagem dele pela blogosfera), tem até agora (1 ano e 3 meses no ar), nesse momento em que escrevo, 108.822 acessos. Como bem diz ele, "números autênticos, sem maquiagem". É também um blog bastante prestigiado.

Mas voltemos ao blog BZzzzzzzzzzz, aquele dos 400 mil acessos em apenas 5 meses. Quando eu era um simples leitor dos blogs de Campos,  me lembro de ter entrado de madrugada no referido blog, há poucos meses atrás,  e encontrar 600 pessoas online. Isso MESMO! Seiscentas pessoas online, de MADRUGADA (por volta de 3 da manhã) estavam lendo os maravilhosos textos publicados pelo tal blog.  E passei a notar que, durante um certo período, esse blog vinha sempre registrando (de dia, de noite e de madrugada)  um número irreal de visitantes online (800, 1000 leitores). Fiquei surpreso e não resisti. Tasquei lá um comentário anônimo, pedindo que me explicassem o milagre dessa multiplicação de leitores. Meu comentário, é claro, não foi publicado. Depois de algum tempo, surpreendentemente, esse número baixou para a média normal de frequentadores dos blogs locais.

Alguém mais percebeu esse fenômeno por lá ou só aconteceu comigo?

Não é novidade pra ninguém que qualquer blog sério e ético, ao ser aberto, leva um tempo pra conquistar credibilidade e leitores. O que se dizer, então, de um blog medíocre desesperadamente atrás de "fama", que funciona mais na base do CTRL C + CTRL V? O que tem de tão interessante pra chamar tanto a atenção dos internautas? Qual o diferencial dele?

As possibilidades para explicar tal fenômeno são muitas. Uma delas você pode ficar sabendo aqui na CPI da Blogosfera , ou outra, assistindo a este vídeo no Youtube, que dá dicas preciosas pra quem é antiético.

14 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Na mosca!

Marina disse...

Concordo com vc, Cerial. Se esse Bzzzzzzzz tivesse mesmo o n° de leitores e acesso que diz ter, teria feito uma p... campanha naquela mentirada sobre o Eike Batista querer processar e censurar eles. Cairam foi no descrédito e ficaram desmoralizados depois que todo mundo descobriu aqui nesse blog o que eles aprontaram. Parabés a este blog e quero deixar registrado que sou leitora assídua sua.

ruy almeida disse...

TÁ COMPROVADO: O BZZZZZZZ NÃO TEM ÉTICA, NEM CREDIBILIDADE E NEM MORAL.

EU FUI UM DOS QUE ACHAVA QUE AQUELE BLOG ERA MTO BOM POR CAUSA DO GRANDE NUMERO DE ACESSOS. QUE NADA! VC TEM RAZÃO, CERIAL. NÃO DÁ PRA ACREDITAR EM MANIPULADORES.

REPRODUZIRAM O TEXTO QUE FOI LINKADO AQUI NESSE BLOG, E NEM CITOU A FONTE. SÃO APROPRIADORES DE IDEIAS. QUE CARAS MAIS RIDÍCULOS.

SINAL QUE ELES ANDAM TE LENDO, HEIN MENINO? RSRSRSRSRSRSRSRSR

MOSCA NÃO GOSTA DE LIXO? O bZZZZZZZZ NÃO PASSA DE UMA LIXEIRA VIRTUAL. INSETICIDA NELES. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK


ABRAÇOS.

(ruy almeida)

O debaixo é meu po**a disse...

Talento é para quem tem! Até para ser idiota,rs!

Anônimo disse...

Gente,

esses caras aprenderam a ser tão antiéticos assim com quem, hein? gora tenho certeza que eles estão ao lado do grupo certo.

Que nojentos! Arghhhhhhhhhh

Blogueiro limpinho e sem mosca disse...

Eles fazem spam o tempo inteiro, tanto no Facebook quanto no Twitter. Esses caras não trabalham ?
Ah, sim... são DAS .
Sem contar com inúmeros fakes deles . Essa semana mesmo, uma conhecida internauta campista que tem conta no Twitter há anos ,desde o início dessa rede social, se deparou com uma campista que faz spam da mosca varejeira , mas a foto utilizada em seu perfil é de uma roqueira inglesa .
KKKKKKKKK !

Wilson H. disse...

São a mosca do coco do cavalo do bandido: insignificantes, mas ficam em cima da merda zumbindo, zumbindo, zumbindo sem parar.

Cocô do cavalo do bandido disse...

ecaaaaaaa... tira essas moscas nojentas de cima de mim que elas vão me infectar

Anônimo disse...

Vou direto ao ponto que mais me interessa.
Há como aplicar as medidas da lei para punir esses fraudadores?
Lixão, é pouco pra esses insetos nojentos.
Vamos bani-los da World Wide Web.

Anônimo disse...

tão insignificante q estão todos falando dele!

Anônimo disse...

ao anônimo aí de cima das 8:56


na blogosfera se fala de tudo, menino... inclusive de seres insignificantes (eles e vc)

Anônimo disse...

Gente... o tempo q estão levandofalando do blog alheio, faça a diferença... Corram atras de materias tão interessantes quanto ao da moscaazul!! aiii vcs vão ver a quantidade de visistas!! Procurem algo que sirva p os leitores e não uma briga ridícula!! Puro recalque!!

Cereal Killer disse...

O q faço ou deixo de fazer é problema meu. Vai vc cuidar de sua vida. Não tenho recalque de merda, não.

Anônimo disse...

Não sabia que o blog das mosquinhas podres é de qualidade.
Até então a unica coisa que eu vejo no blog é control c + contol v.

Qdo não é isso, é só lambendo merda, pois de merda eles entendem, vive nela!